CIRILO E HYPATIA
São Cirilo(Arcebispo de Alexandria e Doutor da Igreja) Dia : 09/02
Hypatia (filósofa e matemática, última guardiã da Biblioteca de Alexandria)
--------------------------------------------------------------------------------
São Cirilo foi um homem de caráter forte e impulsivo, mas às vezes muito veemente e também violento. No ano 412, São Cirilo foi elevado à sede de Alexandria, onde graças à sua intrepidez e labor, triunfou sobre a heresia, logrando salvar a fé da Igreja. Assistiu como cabeça e representante do Papa Celestino, ao Terceiro Concílio Geral celebrado em Éfeso, em 431.
São Cirilo foi chamado o Doutor da Encarnação e os alexandrinos lhe deram o título de Mestre do Mundo, ao mesmo tempo em que o Papa Celestino o nomeava "o generoso defensor da fé católica" e "homem apostólico".
Mas, sem dúvidas, temos que agradecer a São Cirilo pela sua firme e inflexível posição que tomou a respeito do dogma da Encarnação, sobre o qual, muitas correntes adversas como a do Arcebispo de Antióquia, Nestorio, que negava a encarnação de Deus feito homem, converteram-se em uma verdadeira ameaça para a Igreja Católica. Assim, a firme defesa do santo sobre esse dogma permitiu que em nossas gerações não tenhamos dúvida nenhuma sobre o que devemos crer a respeito do mistério sobre o qual se fundamenta nosso fé como cristãos.
Morreu no ano 444, sendo proclamado Doutor da Igreja Universal em 1882.
citação de texto obtido no site «ecclesia»
************
Esta hagiografia é a versão dos factos que a igreja católica persiste em manter.
Na verdade este Cirilo foi o fanático facínora, responsável pelo incêndio da biblioteca de Alexandria e pela perseguição, martírio e assassinato de brilhantes filósofos e matemáticos em especial de Hypatia.
Se nunca ouviu falar de Hypatia de Alexandria, faça uma busca na internet e saberá o suficiente ( é verdade, era uma mulher inteligente e culta (matemática) que chefiava a dita biblioteca, onde não só se guardavam os livros, mas também se investigava, se estudava, se escreviam e copiavam livros ).
Embora respeite o contexto histórico de cada ser humano e saiba que não posso julgar alguém que viveu há 2.000 anos atrás à luz dos valores actuais, ou da forma como eles hoje se revelam, estou certa que, o comportamento deste Cirilo, já então era criminoso e imperdoável.
Está na hora do Papa pedir "desculpas públicas" a Hypatia ( simbolicamente ela representa todos os que em nome da ciência e do conhecimento foram e são ainda, perseguidos e chacinados pelas várias religiões ).
O Papa já pediu perdão aos judeus vítimas do holocausto (ainda não percebi bem porquê) e aos Americanos vítimas de abusos praticados por sacerdotes (actos que nada tinham a ver com a religião ou com a Igreja, mas em que se aproveitaram da sua posiçao clerical).
Por maioria de razão o Papa tem o dever de o fazer relativamente aos crimes cometidos por sacerdotes (bispos) em nome da fé e da religião que queriam impor aos outros com o aval e recompensa da Igreja.
Além desse reconhecimento de que errou, a Igreja também deverá reconhecer "os pecados" de Cirilo e retirar-lhe a Santidade.
Ainda que para mim esse pedido de desculpas não tenha qualquer importância , creio que contribuiria para dignificar uma Igreja em que participam tantos dos meus contemporâneos.
Acabem com este "Santo" (Cirilo, Bispo de Alexandria) que a Igreja continua a celebrar e a recordar por feitos criminosos, da mais abjecta intolerância.
Quanto a Hypatia, ( será que a história acaba sempre for fazer justiça?! ) tornou-de um símbolo de várias organizações femininas ligadas à matemática e á filosofia. Foi graças a Carl Sagan (Cosmos) que a sua memória chegou a muitos de nós.
SERMOES(ES)COLHIDOS
"Descendo ao particular, direi agora, peixes, o que tenho contra alguns de vós. E começando aqui pela nossa costa: no mesmo dia em que cheguei a ela, ouvindo os roncadores e vendo o seu tamanho, tanto me moveram o riso como a ira." in Sermões Escolhidos, V, Padre António Vieira
<< Home