SERMOES(ES)COLHIDOS

"Descendo ao particular, direi agora, peixes, o que tenho contra alguns de vós. E começando aqui pela nossa costa: no mesmo dia em que cheguei a ela, ouvindo os roncadores e vendo o seu tamanho, tanto me moveram o riso como a ira." in Sermões Escolhidos, V, Padre António Vieira

A minha foto
Nome:
Localização: Norte, Portugal

sexta-feira, janeiro 14, 2005

jornal de notícias de 14.01.2005

450 dadores para ajudar jovem mãe


Quatrocentos e cinquenta pessoas responderam ao apelo do Centro de Saúde de Vila Verde para, através de uma recolha de sangue, responder ao pedido de uma jovem mãe da freguesia de Soutelo que procura um dador de medula compatível.

A acção foi dinamizada por um grupo de pessoas "Os Amigos de Vila Verde" e mereceu todo o acolhimento daquela unidade de Saúde pública, dos órgãos de informação locais e da grande maioria dos párocos. O delegado de Saúde de Vila Verde estava muito satisfeito com a adesão das pessoas "Foi uma autêntica onda de solidariedade que obrigou a que o Centro de Saúde prolongasse o seu horário de funcionamento, tal era a quantidade de pessoas que queriam participar na iniciativa".

Num comunicado, que serviu de apelo, emitido tanto por Plácido Pereira como pelo director do Centro de Saúde de Vila Verde, falava-se na concretização "de um gesto de solidariedade humana para com uma jovem mãe, com uma filha de 14 meses", que "luta desesperada contra a morte". Falam de uma "doença crónica, mortal, cuja sobrevivência passa por realizar um transplante de medula óssea". E fazem notar que "passa, sim, pela generosidade e pela bondade de todos aqueles que compreendem o sofrimento e amam a vida".

A resposta da população não podia ter "mais expressiva", ultrapassando mesmo "as fronteiras do concelho, já que vieram até ao Centro de Saúde pessoas de Braga, Terras de Bouro e Amares". Plácido Pereira reconhece que "ser solidário ainda é uma norma em Vila Verde", apesar de todo este processo não acabar aqui. "Esperemos agora que, de todos os que participaram, haja pelo menos um que seja compatível". P.A.P.